O Insurgente

Junho 18, 2007

O verdadeiro problema do Darfur são as alterações climáticas

Arquivado como: Ambiente, Internacional, Política, Religião — André Azevedo Alves @ 1:26 am

Ban Ki-Moon parece disposto a competir com Al Gore em termos de fanatismo eco-religioso: A Climate Culprit In Darfur. Por Ban Ki Moon.

Almost invariably, we discuss Darfur in a convenient military and political shorthand — an ethnic conflict pitting Arab militias against black rebels and farmers. Look to its roots, though, and you discover a more complex dynamic. Amid the diverse social and political causes, the Darfur conflict began as an ecological crisis, arising at least in part from climate change.

(via O Inominável: O problema do Darfur, por Ban Ki-Moon)

8 Comentários »

  1. A ONU transformou-se numa feira de interesses. É definitivamente uma instituição irreformável. Para fechar. E é pena porque podia ter sido útil.

    Comentário por JP Ribeiro — Junho 18, 2007 @ 11:13 am

  2. Pois … e o meu verdadeiro problema é a falta de dinheiro.

    Comentário por Nonsense — Junho 18, 2007 @ 11:50 am

  3. Se é um conflito que tem origem na escassez de terras (quer para pastagens, quer para a agricultura), não vejo o que há de ridículo na posição do actual Secretário-geral da ONU. Não poderão ser as alterações do clima responsáveis por essa escassez, e assim exacerbando o conflito entre povos agricultores e pastores? É que não há sombra de conflito religioso no Darfur, coisa que eu seu que o André Sabe, embora me pareça que queira sugerir o contrário (sempre que faz posts sobre esta questão).

    Comentário por Luís Marvão — Junho 18, 2007 @ 12:13 pm

  4. O SG da ONU tabém deveria por uma questão de integridade científica declarar que a actividade pastorícia nos últimos milhares de anos é a grande responsável pela existência do Saara.

    Comentário por Infidel — Junho 18, 2007 @ 1:01 pm

  5. Os coitados dos milicianos Árabes só executam, violam, torturam porque foram a isso obrigados por condições externas.
    Eles não são más pessoas. Se tivessem terras, não tinham feito o que fizeram. Temos forçosamente que os desculpabilizar.

    Não é óbvio?? É muito óbvio. Muito, muito óbvio!

    Comentário por Sem Anestesia — Junho 18, 2007 @ 3:24 pm

  6. Sera que a causa das intifadas palestinas tambem eh a mudanca climatica????

    Comentário por Patricia M. — Junho 18, 2007 @ 5:43 pm

  7. O verdadeiro problema do Darfur foram as alterações climáticas.
    Agora são os parvinhos quaisquer que anda lá a matar tudo o que mexe.

    Comentário por sérgio — Junho 18, 2007 @ 7:08 pm

  8. [...] seguimento de “O verdadeiro problema do Darfur são as alterações climáticas“, “Blaming SUV owners for genocide in Africa?” de Marlo Lewis no OpenMarkets.org: [...]

    Pingback por O Insurgente » Blog Archive » O verdadeiro problema do Darfur são as alterações climáticas (2) — Junho 19, 2007 @ 12:39 am

RSS feed para os comentários desta entrada. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog em WordPress.com.